sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

De Florianópolis a Potosí - Peaberu, Salto Guaíra, Assunção, Salta, La Quiaca, Uyuni e Potosí.

Criei este blog para compartilhar a realização de um documentário sobre a epopeia de Aleixo Garcia em terras Sul-americanas, entre 1516 e 1524. Seguiremos as pegadas deste europeu, integrante da esquadra espanhola de Juan Diaz de Solis, que naufragou na barra sul da Ilha de Santa Catarina em 1516 e foi o primeiro homem branco a percorrer o Peabiru, na companhia de centenas de guaranis, até os contrafortes incas no Alto Peru, travando contato com o Império Inca antes de seus conquistadores oficiais, Pizarro e Almagros, em 1532.

Ilustração: Eloar Guazzelli

Um de nossos objetivos na realização do filme está em refazer esta antiga trilha indígena chamada Peabiru, utilizada por Garcia. Entre os vários significados para o termo Peaberu, "pe" significa caminho, já à expressão "aberu" ou simplesmete "beru" são atribuídos mais de um significado. Grama amassada ou simplesmente Peru são alguns deles. Há ainda a tradução de que que Pê abê y u significaria caminho antigo de ir e vir. Então estaríamos em busca de refazer o Caminho do Peru ou o Caminho da Grama Amassada, ou ainda o Antigo Caminho de Ir e Vir.

A trilha tinha um importante significado para os antigos habitantes do Cone Sul, ela  seria a responsável por ligar o Oceano Atlântico ao Oceano Pacífico. No Alto Peru (atual Bolívia) a trilha ligava-se ao Capac ñan, conjunto de estradas incaicas, onde uma de suas ramificações levava ao Pacífico. A rota tanto servia para interligar diversas tribos, não apenas da Nação Guarani, como também para as tentativas do Império Inca de expandir seu território na direção leste, no que encontravam a resistência guarani. Os guaranis ocupavam uma grande parte do território onde hoje situam-se Argentina, Paraguai e Brasil. Ia do Alto Peru até o Atlântico e da Lagoa dos Patos, no Rio Grande do Sul, até a Cananéia, no atual estado de São Paulo, um dos possíveis motivos que impossibilitou a expansão do Império Inca no sentido leste.

O Peabiru (chegava ou) partia de vários pontos da costa brasileira: Cananeia, no litoral paulista; três pontos no litoral paranaense; e o que mais nos interessa no momento, o ramal que tinha início no litoral catarinense. Ele iniciava na Foz do Rio Itapocu, situada no atual município de Barra Velha. Todos estes ramais encontravam-se com o tronco principal do Peabiru em Castro, próximo a Ponta Grossa no Paraná, e dali a trilha seguia serpenteando rios, sempre buscando o sentido oeste, até o Rio Paraná.

Desenho: Eloar Guazzelli

Nossa viagem inicia em Florianópolis, penetrando "a trilha" em Barra Velha. Dali seguiremos até o Rio Paraná, buscando reconstituir a antiga trilha e encontrar vestígios desse milenar caminho através de relatos de escritores, historiadores e desbravadores como Cabeça de Vaca, que trilhou o Peabiru pouco depois de Garcia, por volta de 1545 e contou sua aventura no livro  "Naufrágios e Comentários", editado no Brasil pela L&PM.

Da fronteira com o Paraguai seguiremos para Assunção, a fim de mergulhar o mais possível na cultura guarani. E dali vamos para a Bolívia, até a região onde Aleixo Garcia teria feito o primeiro contato com os incas. Seguimos as pegadas de Aleixo para mergulhar nos primeiros caminhos intra-continentais e na rica cultura do subcontinente Sul-americano,  já que os poucos guaranis que sobraram estão muito ressabiados (com a devida razão) para nos falar abertamente de seus antigos caminhos, que para eles são considerados sagrados.

A experiêcia resultará num documentário cujo projeto foi vencedor do Prêmio Catarinese de Cinema 2014-2015, editado em 2016. Nos próximos posts contaremos em detalhes essa aventura.


Um comentário:

  1. Oi, estou procurando a filme para passar aos meus alunos do E. Fundamental. Vc disponibilizou o mesmo? Abçs e parabéns pelo excelente filme

    ResponderExcluir